Você prefere trabalhar mais ou trabalhar melhor?

Este post faz parte da série de transcrições das aulas de Psicologia Organizacional e do Trabalho ministradas pelo Professor André Bruttin no curso de Psicologia da PUC-SP
Aula 2

Qualidade de Vida e Produtividade

Muitas vezes as pessoas acreditam que a qualidade de vida diminui quanto maior a produtividade no trabalho. Mas isso é verdade?
Não! A qualidade de vida é aliada da produtividade. Quando associadas, essas duas variáveis aumentam o desempenho do profissional dentro da empresa.

Trabalhar bem não significa trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor! Mas como podemos implementar ações para que isso aconteça?
As ações do psicólogo organizacional devem pautar-se em dois eixos principais: capacitação do trabalhador e satisfação do funcionário em seu ambiente e condições de trabalho. O ponto mais importante a ser levado em conta é a reciprocidade entre as demandas da empresa e a qualidade de vida e motivação dos funcionários.

 Como alcançar o equilíbrio entre a produtividade e a qualidade de vida?

Para começar, uma organização deve apresentar a seus profissionais um ambiente apropriado. Esse ambiente deve promover a satisfação profissional e o desenvolvimento e crescimento dos funcionários dentro da empresa!

Para que isso seja possível, a empresa deve ter definido um posicionamento e uma cultura organizacional que favoreçam a qualidade de vida dos funcionários. É a partir da cultura organizacional de uma empresa que serão delineados os modos de atuação do profissional, seguindo sempre a visão e personalidade da firma.

Também é essencial que os líderes da companhia deleguem atividades a seus funcionários de maneira clara e bem orientadas, sempre levando em conta o perfil da equipe e seus níveis de habilidades e conhecimento. Dessa maneira, diminui-se a ocorrência de retrabalhos e erros.

Além disso, é importante manter uma atmosfera positiva entre os profissionais, para que eles continuem motivados e engajados para realizar suas missões dentro da empresa. Esse fator é muito influente no dinamismo e na produtividade dos funcionários.

Outro ponto importantíssimo é a saúde física e emocional dos trabalhadores de uma empresa. O profissional deve entender seu limite e não se comprometer com mais atividades do que é capaz de realizar. Também deve fazer um bom gerenciamento do seu tempo. Isso evitará o estresse e a tensão e que o trabalho afete a vida pessoal e social, assim como a saúde desse funcionário. Ao mesmo tempo, a empresa deve exigir do trabalhador tarefas realizáveis e prazos realistas, evitando sobrecarregar seus funcionários. Ou seja: ambas as partes da relação empresa – profissional devem agir com bom senso.

Falando em bom senso, é essencial que a relação entre os funcionários e a empresa seja pautada em respeito e educação. A maneira como os profissionais são tratados se relaciona diretamente com sua qualidade de vida. Um trabalhador que esteja sendo reconhecido e valorizado pelo seu trabalho possui um melhor desempenho dentro da empresa e cumpre metas mais facilmente.

Produtividade não é fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas sim dar o seu melhor nas tarefas que se comprometeu a cumprir!

Escrito e editado por Olívia Campos

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