Dia do profissional de marketing

Carla Herculana Soares Silva – Estudante de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e diretora da área de comunicação na Psico PUC Jr  

@carlaherculana

 

Você sabia que dia 8 de maio é comemorado o dia da profissional de marketing? A data celebra e homenageia todas as pessoas que atuam nessa área de constante inovação e cada vez mais necessitada e apreciada. Essa demanda que surge pelo trabalho de marketing deriva dos avanços tecnológicos e da importância que “a imagem” precisa ser construída e visualizada. Esse dia honra esses profissionais que estudam e trabalham para levar às marcas a outro patamar, para construir e fortalecer vínculos e transpor eternamente toda a essência da contratante do serviço – mesmo que seja um marketing para si.

Onde vemos o marketing?

O marketing está em todo lugar! Aparece nas cores, nas imagens, nos textos… na mais simples expressão da marca está a atuação do marketing. Ele atinge o comportamento, os espaços físicos, os ambientes virtuais e todas as possíveis esferas de promoção. É essencial para se obter os frutos plantados por outro trabalho, atuando como ferramentas que facilitam, aceleram e fazem esse movimento acontecer! Pode não parecer, mas do pequeno ao grande negócio, da pessoa anônima à figura pública, da microempresária até os monopólios e estatais, todos, em algum nível, abarcam no marketing para atingir seus objetivos. O nome da sua lojinha ou o seu, existe marketing neles. A forma com que você se veste e investe no seu negócio são direcionadas pelo marketing. A jornada do seu consumidor é estudada, então tanto cliente quanto vendedor são atendidos pela profissão.

Mas para quê serve o marketing?

Com o desenvolvimento tecnológico a demanda por profissionais capacitados para desenvolver uma marca foi aumentando concomitantemente. No espaço digital – onde o marketing se concentra atualmente – essa necessidade surgiu devido a variabilidade de opções no mercado, de forma que se tornou fundamental recorrer a estratégias para se destacar. A profissional de marketing mantém um estudo constante para se posicionar bem e atuar de modo atualizado, realizando serviços com potencial para clientes que desejam mais do que uma “autopromoção”; na verdade, uma criação e desenvolvimento de marca com raiz e propriedade.

Nesse sentido, o marketing é a chave de sucesso essencial para qualquer serviço, pois não adianta ofertar algo sem que isso seja feito de modo a ser visível e ter destaque perante os outros. É como se a profissão fosse a luz e a profissional a operadora direcionando para os lugares certos no palco e, como parte da estratégia, nos momentos certos. Quando se contrata e/ou recorre ao marketing se coloca um ponto no desenvolvimento do seu projeto que, dali em diante, será necessário tempo, determinação, conhecimentos e técnicas para que ele caminhe como deseja e seja um sucesso!

Marketing na empresa júnior

As empresas juniores já possuem como característica proporcionar aos membros a oportunidade de não só trabalhar, mas manter uma empresa ativa e crescente. As diversas áreas que compõem uma empresa não teriam seus resultados otimizados sem uma equipe de marketing, visto que o alcance e visibilidade é chave crucial para o sucesso. Nesse sentido, todo o investimento e trabalho árduo das pessoas que compõem a empresa tendem a ser em vão caso não sejam elaboradas estratégias conjuntas com a equipe de marketing visando unir os interesses da empresa às necessidades dos clientes.

Segundo a lógica de gestão de uma empresa júnior, que deriva da rotatividade gerada pela entrada e saída constante de membros, o marketing executado lá atrás interfere nas formações futuras, de modo que é necessário um alinhamento das estudantes profissionais visando construir estratégias e técnicas que tendem a sustentar a empresa a longo prazo, cujos resultados dependem do tempo e do investimento dado.

Dentro de uma empresa júnior nem sempre o papel do marketing tem a importância que merece devido a visão reducionista que ainda recai sobre essa profissão, mesmo entre colegas. De fato, a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa é fator fundamental para conquistar clientes. No entanto, é necessário que essa qualidade seja direcionada de forma a almejar um crescimento ainda maior, bem como a consolidação da marca e a satisfação dos consumidores. Para que as outras áreas tenham seus projetos realizados é necessário todo um conjunto de técnicas e estudos visando obter os melhores resultados possíveis. Assim, é praticamente impossível o crescimento de uma empresa júnior sem uma equipe de marketing qualificada – especialmente quando se trata de
marketing visual.

Felizmente, ao fazer parte de uma empresa júnior as estudantes têm a possibilidade de entrar em um novo espaço e encarar os desafios advindos do trabalho. São necessárias horas de estudos teóricos e práticos, sendo às tarefas da júnior combustíveis para esse engajamento. Logo, quando se conhece e trabalha com o marketing é que vemos a sua importância no mercado e como essa área tem crescimento exponencial. A equipe passa a ter mais destaque dentro da júnior se posicionando como ponte entre todas as áreas e prestando serviços internos e externos, de forma que além de manter toda a estrutura visual da empresa, auxiliar nos outros projetos e construir novas
ideias, a equipe também pode vender serviços para fora, servindo como força de renda também.

Nesse dia se parabeniza todas e todos que, diariamente, buscam se destacar a nível profissional e concebem o marketing como sendo fundamental no sucesso de qualquer projeto. Todo o esforço e estudos são recompensados com a análise dos dados que demonstram o crescimento, bem como o estudo das vendas e a elaboração das estratégias. É necessário um perfil completo para atuar nessa área, adquirindo conhecimentos diversos que se somam na hora de executar os serviços. E, com tudo isso, as empresas juniores se apresentam como espaços muito viáveis de aprendizado e experiência, dando bagagem às estudantes que servem para a vida toda e independem do caminho que elas pretendem seguir

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.