O que é Cultura Organizacional?
A cultura é definida na sociologia como o conjunto de saberes e fazeres de um povo em determinado período no tempo.
Dentro das organizações entendemos esse conceito enquanto a forma como as pessoas se relacionam, como produzem, os processos que seguem e o que faz elas agirem como agem. Temos, inclusive, um artigo que explica um melhor o conceito de Cultura Organizacional. Além de explicarmos também alguns tipos de cultura segundo Hofstede.
Os 4 Tipos de Cultura
Em busca de simplificar o entendimento desse fenômeno organizacional, Kim Cameron (1946-), um professor de administração da Ross School of Business na Universidade de Michigan, criou uma classificação funcional de modelos culturais.
Ele sumariamente defende que existem ao menos 4 formas nas quais uma organização pode se estruturar.
- Enquanto um Clã
- Adhocdaticamente
- Orientada ao Mercado
- Focada em Hierarquia
Tipo 1: Cultura Clã
Uma cultura nesse formato enfatiza relações mais afetuosas entre os funcionários, como uma verdadeira extensão da família. Existindo modelos de liderança paternalistas e avaliando seu sucesso calcado na experiência do colaborador.
Tipo 2: Cultura Adhocrática
Culturas desse tipo tem como core a inovação. Buscando sempre a criatividade como um elemento importante na organização em curto e longo prazo. Os líderes que emergem desse tipo de cultura são aqueles que inspiram seus colaboradores.
Tipo 3: Cultura orientada ao Mercado
São aquelas culturas altamente focadas em resultados e consideram seu sucesso com base em indicadores claros de performance. Pedindo líderes que funcionem como verdadeiros gestores.
Tipo 4: Cultura hierárquica
Essas funcionam processualmente. Utilizam a burocracia como um elemento de estabilidade e produtividade. Cobrando seus funcionários muito mais pelo cumprimento de tarefas e procedimentos que pelos resultados em si. Os líderes mais fecundos aqui são aqueles que agem como coordenadores de tarefas.
8 ou 80?
Não existe organização que é 100% um tipo em detrimento de outros. O que observaremos na prática é um misto de características com algumas mais acentuadas e outras menos presentes. Assumindo também que departamentos diferentes assumirão micro-culturas diferentes, havendo sempre um continuum que deve estar sempre no radar do setor de Recursos Humanos.
Adaptamos um esquema gráfico do artsfwd.org que ilustra melhor o quanto uma empresa pode tender para diferentes posições ao mesmo tempo ao longo de alguns eixos.
Qual a melhor?
Não existe melhor ou pior a priori. Um departamento de Recursos Humanos estratégico irá fomentar a cultura mais aderente ao sucesso da empresa. Para algumas fará mais sentido uma estrutura de determinado tipo e não de outro.