O que é um departamento de Recursos Humanos Estratégico?

A necessidade de uma natureza estratégica

O departamento de Recursos Humanos lida com o elemento mais importante de uma organização: as pessoas. É o elemento mais importante por ser, no final das contas, a unidade básica de qualquer organização; que podem ser completamente diferentes entre si mas que sempre terão em comum o fato de serem formadas por gente.

Muitas vezes o departamento de Recursos Humanos não é capaz de reconhecer esse aspecto crucial para o sucesso do negócio. Não reconhecer que o crescimento e êxito da empresa é produto direto das políticas e práticas de RH ou não considerar essa relação simbiótica implica em perdas importantes para o desenvolvimento organizacional.

Nas palavras de Eliane Leite, é justamente a “a falta de visão estratégica e (…) capacidade de viabilizar processo, projetos e programas que mobilizem as pessoas em direção aos resultados tornam um profissional de RH obsoleto”.

Mas o que vem a ser essa visão estratégica?

Segundo Sérgio Ferreira, ser um departamento de “Recursos Humanos estratégico significa saber para onde a empresa está indo e agregar valor a este processo”. Isto é, ser capaz de direcionar e movimentar a organização em torno de um objetivo, respondendo a perguntas como: onde estamos, onde queremos estar e o que faremos para chegar lá?

Essa postura é especialmente importante em um mundo que se transforma em ritmo cada vez mais acelerado. Nesse sentido, organizações incapazes de se adaptar as mudanças desse novo universo tecnológico e de informação estão fadadas ao fracasso.

Como implementar um departamento de RH estratégico?

A grande importância do setor para a organização é a sua capacidade de fundamentar todas as condições de trabalho que garantem produtividade e satisfação do colaborador. E o norte que direciona as atividades de RH num sentido estratégico é o gerenciamento de clima e cultural, estabelecendo padrões de relacionamento entre empresa e funcionário que gerem resultados.

Bete Saraiva resume a competência primordial do setor de RH em “Saber ler o contexto cultural da organização, seus objetivos, e as tendências do setor para propor formas de inserção de seus profissionais que garantam o desenvolvimento deles e a competitividade da organização. É na cultura que as regras estabelecidas pelos objetivos e pala estratégia sao relidas e implementadas.”

As 4 funções do RH estratégico segundo o Modelo Ulrich

Para a definição estratégica do departamento de recursos humanos, um framework interessante é o proposto por Dave Ulrich. Ele postula que o setor tem 4 papéis e o RH precisa se ater a esses roles:

  • Parceiro Estratégico: deve estar previsto no planejamento do departamento que o RH, na medida em que tem a missão de mobilizar pessoas e engajá-las em torno do objetivo organizacional, logo, tem a capacidade de prover aos setores estratégicos da organização informações e recursos de grande importância para o business.
  • Agente de mudança: é importante considerar que um dos papéis do RH é promover e conduzir condições de constante mudanças adaptativas à organizações.
  • Defensor dos funcionários: o RH tem o papel de promover saúde aos funcionários e garantir a satisfação e seu bem-estar.
  • Especialista Administrativo: por fim, um dos papéis do departamento de Recursos Humanos é buscar o tempo inteiro estar buscando otimizações de processos de trabalho.

Arquitetura Estratégica do departamento de RH

Uma boa forma de garantir um bom planejamento estratégico para o setor é se ater também a arquitetura estratégica de Recursos Humanos. Os pilares, quando solidificados, dão sustentação e garantem um prosseguimento saudável dos projetos previstos; são eles:

  • Práticas e Políticas de RH: são as ações propriamente ditas que o departamento executa em cada um de seus subsistemas.
  • Macro-Direcionadores de RH: se tratam dos definidores que marcam os alvos das ações de RH.
  • Desempenho Humano: caracterizam quais são os padrões de performance e competências esperadas dos colaboradores.

Qual estratégia de Recursos Humanos é a melhor para minha empresa?

Não existe receita. Isso vai depender grandemente do momento e do setor do seu business.

Se você precisa de ajuda no planejamento, implementação ou estruturação do seu departamento de recursos humanos, saiba que estamos aqui.

Nós somos a PsicoPUCJr e nos fundamos em 1998 como a primeira empresa Jr de Psicologia Organizacional em São Paulo e temos, por isso, mais de 20 anos de experiência e muita qualidade na prestação dos nossos serviços.

Entre em contato que iremos te ajudar da melhor forma possível a alcançar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.