A necessidade de uma natureza estratégica
O departamento de Recursos Humanos lida com o elemento mais importante de uma organização: as pessoas. É o elemento mais importante por ser, no final das contas, a unidade básica de qualquer organização; que podem ser completamente diferentes entre si mas que sempre terão em comum o fato de serem formadas por gente.
Muitas vezes o departamento de Recursos Humanos não é capaz de reconhecer esse aspecto crucial para o sucesso do negócio. Não reconhecer que o crescimento e êxito da empresa é produto direto das políticas e práticas de RH ou não considerar essa relação simbiótica implica em perdas importantes para o desenvolvimento organizacional.
Nas palavras de Eliane Leite, é justamente a “a falta de visão estratégica e (…) capacidade de viabilizar processo, projetos e programas que mobilizem as pessoas em direção aos resultados tornam um profissional de RH obsoleto”.
Mas o que vem a ser essa visão estratégica?
Segundo Sérgio Ferreira, ser um departamento de “Recursos Humanos estratégico significa saber para onde a empresa está indo e agregar valor a este processo”. Isto é, ser capaz de direcionar e movimentar a organização em torno de um objetivo, respondendo a perguntas como: onde estamos, onde queremos estar e o que faremos para chegar lá?
Essa postura é especialmente importante em um mundo que se transforma em ritmo cada vez mais acelerado. Nesse sentido, organizações incapazes de se adaptar as mudanças desse novo universo tecnológico e de informação estão fadadas ao fracasso.
Como implementar um departamento de RH estratégico?
A grande importância do setor para a organização é a sua capacidade de fundamentar todas as condições de trabalho que garantem produtividade e satisfação do colaborador. E o norte que direciona as atividades de RH num sentido estratégico é o gerenciamento de clima e cultural, estabelecendo padrões de relacionamento entre empresa e funcionário que gerem resultados.
Bete Saraiva resume a competência primordial do setor de RH em “Saber ler o contexto cultural da organização, seus objetivos, e as tendências do setor para propor formas de inserção de seus profissionais que garantam o desenvolvimento deles e a competitividade da organização. É na cultura que as regras estabelecidas pelos objetivos e pala estratégia sao relidas e implementadas.”
As 4 funções do RH estratégico segundo o Modelo Ulrich
Para a definição estratégica do departamento de recursos humanos, um framework interessante é o proposto por Dave Ulrich. Ele postula que o setor tem 4 papéis e o RH precisa se ater a esses roles:
- Parceiro Estratégico: deve estar previsto no planejamento do departamento que o RH, na medida em que tem a missão de mobilizar pessoas e engajá-las em torno do objetivo organizacional, logo, tem a capacidade de prover aos setores estratégicos da organização informações e recursos de grande importância para o business.
- Agente de mudança: é importante considerar que um dos papéis do RH é promover e conduzir condições de constante mudanças adaptativas à organizações.
- Defensor dos funcionários: o RH tem o papel de promover saúde aos funcionários e garantir a satisfação e seu bem-estar.
- Especialista Administrativo: por fim, um dos papéis do departamento de Recursos Humanos é buscar o tempo inteiro estar buscando otimizações de processos de trabalho.
Arquitetura Estratégica do departamento de RH
Uma boa forma de garantir um bom planejamento estratégico para o setor é se ater também a arquitetura estratégica de Recursos Humanos. Os pilares, quando solidificados, dão sustentação e garantem um prosseguimento saudável dos projetos previstos; são eles:
- Práticas e Políticas de RH: são as ações propriamente ditas que o departamento executa em cada um de seus subsistemas.
- Macro-Direcionadores de RH: se tratam dos definidores que marcam os alvos das ações de RH.
- Desempenho Humano: caracterizam quais são os padrões de performance e competências esperadas dos colaboradores.
Qual estratégia de Recursos Humanos é a melhor para minha empresa?
Não existe receita. Isso vai depender grandemente do momento e do setor do seu business.
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