Os diferentes tipos de cultura organizacional

Este post faz parte da série de transcrições das aulas de Psicologia Organizacional e do Trabalho ministradas pelo Professor André Bruttin no curso de Psicologia da PUC-SP

Ainda estamos trabalhando para melhorar os textos, mas disponibilizamos ele provisoriamente pelo seu valor.

Aula 4

As organizações têm determinadas características em relação à aspectos de sua Cultura Organizacional:

ORGANIZAÇÕES
De controle ligeiro De controle apertado
  • Pouco burocrática
  • Relações entre os funcionários é informal
  • Vestimenta informal
  • Horários flexíveis
  • Burocrática
  • Vestimenta formal
  • Relação com funcionário é formal
  • Pontualidade

 

COMUNICAÇÃO
De sistema fechado De sistema aberto
  • Práticas de comunicação “defasadas”/menores
  • Informação é poder
  • O detentor da informação determina a relevância da mesma
  • (Reuniões para divulgar resultados são feitas se o presidente achar útil e para quem ele escolher falar)
  • Processo de comunicação flui
  • Reuniões de comunicação de resultado, cafés, entre outras ferramentas de comunicação
  • O receptor da informação é quem determina a relevância da mesma
  • Inflacionar informação (expor ao máximo para os diversos setores o que ocorre na empresa)
  • Ocorrem reuniões para divulgar o resultado para todos os empregados.

Escolher algum dos sistemas citados depende do raciocínio/crença na melhor forma de obter desenvolvimento e produção. Por exemplo, ao escolher o sistema fechado não ocorre a oxigenação das ideias da empresa, o plano de carreira é sólido e o empregado sabe que irá subir desde o cargo mais baixo e tem chances de chegar à diretoria.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Empresas normativas Empresas Pragmáticas
  • Faz o que pode pelo cliente, mas sem que aquilo fira os valores e a forma de organização da empresa (normas)
  • Faz tudo que for necessário para agradar o cliente, inclusive muda o seu funcionamento (flexível)

Como podemos fazer o diagnóstico desses aspectos? Devemos fazer triangulação simples (3 fontes), conduzir entrevistas qualitativas com os cargos (ex. diretor, chefe de depto, professor, alunos, etc.). Podem ser entrevistas individuais ou em grupo, mas não é interessante colocar um diretor com subordinado no mesmo grupo, isso pode inibir a espontaneidade da resposta e veracidade dos dados obtidos.

É interessante questionar e observar os símbolos da organização, ou seja, as palavras comuns do pessoal que nela trabalha. Uma forma de fazer isso é pedir que os funcionários desenhem uma bandeira para a organização, por exemplo. Podemos perguntar ao RH da organização para que explique as práticas e políticas da empresa e, mais tarde, analisarmos esse material.

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