O mundo e as organizações mudaram
Com os novos caminhos das mudanças tecnológicas, informacionais e culturais, não é possível conceber empresas e pessoas da mesma maneira. Organizações mudaram e toda a cadeia constitutiva do tecido organizacional também.
O RH mais do que nunca precisa agir estrategicamente
É entendido atualmente que o principal fator que leva uma empresa ao sucesso ou fracasso são as pessoas que a formam. E como a missão do departamento de Recursos Humanos é justamente mobilizar, engajar e capacitar essas pessoas, a forma como isso é feito pode representar o fim de uma organização, assim como o começo de uma era de ouro.
É preciso, posto de outra maneira, que o RH esteja sempre consciente do core business das empresas e dos objetivos da organização, para prover por meio de suas práticas e políticas as melhores condições para que elas estejam mais próximas de alcançar essas metas.
Um exemplo claro da crucialidade do RH é em momentos de transição (como em fusões e aquisição, por exemplo). Não estar atento a aspectos que impactam a vida dos funcionários pode desestabilizar toda a estrutura da organização.
O que muda para os profissionais de RH?
Melhor talvez fosse perguntar o que é que não muda. Não muda a necessidade do RH se manter enquanto um motor de performance da organização, alteram-se os meios para tal. Big Data, Artificial Intelligence e Machine Learning e outras inovações tensionam o surgimento de novos horizontes.
Para evitar a obsolescência, profissionais de RH precisam se atualizar quanto a aplicação e uso dessas novas ferramentas e desenvolver business intelligence, saindo do conforto interno e estando sensíveis à flutuações do mercado e de tudo que envolve a empresa.
O grande desafio do RH em tempos de mudança
Diante desse cenário, o grande desafio do RH é gerir pessoas durante a correnteza que é alimentada pelo furor tecnológico do nosso tempo. Sabendo aproveitar essas tecnologias para produzir resultados positivos na vida das pessoas e no negócio da empresa, garantindo competitividade e gerando valor.